Hospital Seara do Bem

(49) 3251.7700

searadobem@searadobem.org.br

1945 A 1968

A Associação Beneficente Seara do Bem foi fundada em 25 de dezembro de 1945, sendo uma instituição sem fins lucrativos. Em 1951 iniciou-se campanhas junto à comunidade com o objetivo de se construir um hospital infantil. Em 30 de junho de 1968 o Hospital Infantil Seara do Bem é inaugurado.

Este hospital foi idealizado graças aos esforços da Senhora Auta de Castro Silva (Dona Autinha), que dedicou grande parte de sua vida a esta obra. Dona Autinha nasceu em 09 de outubro de 1899 e faleceu em 20 de setembro de 1985, tendo visto sua obra plenamente realizada.

Após 43 anos da inauguração é um orgulho muito grande afirmar que jamais retornou uma só criança sem atendimento das portas do hospital, mantendo vivos os ideais plantados por Dona Autinha, idealizadora e fundadora do Hospital Infantil Seara do Bem.

 

1985

Em 24 de maio de 1985 foi inaugurada a Unidade de Terapia Intensiva, fruto da colaboração da comunidade, e com isso a qualidade de atendimento foi melhorada, pois crianças que eram transferidas puderam começar a receber o tratamento intensivo adequado.

1996

Em abril de 1996 foi inaugurada a nova sala de cirurgia através de recursos levantados pelo Rotary Clube e investimentos do próprio hospital.

1998

 Em 1998, através de doações da comunidade, foram adquiridos um novo aparelho de Raios-X, um aparelho de ultra-sonografia, um gerador de energia elétrica para emergência, uma processadora de Raios-X e equipamentos para a UTI.

1999

Em 1999 foi ampliada a área do centro cirúrgico que conta com 3 salas totalmente equipadas, recebemos uma nova autoclave e um hemogasômetro através de doações da comunidade e do Rotary. Passamos também a prestar atendimento de emergência 24 horas, sendo implantado o Programa das Mães Acompanhantes visando melhorar o atendimento com diminuição do tempo de hospitalização.

No ano 1999 o Hospital Infantil Seara do Bem foi agraciado com o título “Amigo de Santa Catarina”, instituído pelo Governo do Estado a entidades que se destacaram no serviço assistencial.

2000 A 2005

No ano de 2000 foi implantado o serviço de Classe Hospitalar em convênio com a Secretaria de Estado da Educação, onde as crianças recebem acompanhamento escolar durante o internamento.

Em 2003 o Hospital Infantil inaugurou 2 Salas Cirúrgicas, realizou 150 Cirurgias em regime de Mutirão e assinou Convênio para reformas no prédio.

Em 2004 são efetuadas reformas na recepção e implantada a Ala de Oncologia.

Em 2005 é implantado o serviço de Brinquedoteca funcionando com o trabalho voluntário, bem como foram adquiridos equipamentos para a UTI e também equipamentos de informática. Neste ano foi implantado o Conselho Consultivo, que tem seus membros representando diversos segmentos da comunidade, desta forma participando, opinando e acompanhando os trabalhos desenvolvidos pela Associação Beneficente Seara do Bem.

2006

No decorrer do ano de 2006, o hospital, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde realizou a aquisição de diversos equipamentos médicos hospitalares, dentre eles podemos citar a aquisição de um Intensificador de Imagem, uma usina de oxigênio, um gerador de energia elétrica, monitores Multiparâmetros, Câmara fria, dentre outros. Ainda em 2006 em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense o Hospital criou um Auditório com capacidade para 60 pessoas, tendo como objetivo o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa.

2007

No ano de 2007 o hospital infantil melhorou sua atuação como hospital cirúrgico realizando o total de 701 cirurgias. Neste ano ainda, todas as enfermarias de atendimento ao SUS receberam “poltronas do papai” para melhorar as condições de atendimento às mães que aqui permanecem, foram instaladas ainda televisões com programação via cabo para estas mesmas salas, para essas duas aquisições vale ressaltar que contamos com a parceria de nosso atuante grupo de voluntários e também do Rotary Clube.

2007

Ainda em 2007 nossa instituição iniciou os atendimentos em ortopedia e Cirurgia pediátrica, para a primeira realizando consultas em nível ambulatorial e também, procedimentos em regime de internação e para a segunda houve a inclusão do ambulatório.

 Por fim, neste mesmo ano estreitamos nossa parceria com o Centro de Ciências Agro Veterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina criando uma horta mantida pelos estudantes de agronomia em área física pertencente à Associação Beneficente Seara do Bem, deste acordo são extraídas hortaliças que ajudam na manutenção de nossas atividades.